Instalador Debian no Pendrive

As últimas versões do Ubuntu estão cada vez mais amigáveis. Estou odiando isso. Utilizo Ubuntu porque o repositório possui pacotes mais atualizados do que o Debian e o suporte a drivers que considero mais fácil de trabalhar. Adoro o dpkg e não consigo utilizar outra arquitetura de gerenciamento de aplicativos.

Após alguns problemas com o novo Ubuntu 11.04 Natty Narwhal, como resolver o problema na troca de workspaces, eu decidi testar o Debian na minha máquina. Acho que não sou o único que não possui mais mídias CD-RW e precisei instalar a distribuição num pendrive. O Startup Disk Creator do Ubuntu não resolveu este problema para mim. Após pesquisar no Google, achei uma solução muito interessante.

Identificando o Pendrive

Primeiro necessitamos identificar em qual dispositivo especial o pendrive foi identificado pelo computador. Podemos executar esta tarefa com o comando abaixo num terminal qualquer, após conectá-lo na máquina.

dmesg

Eu recebi a seguinte mensagem informando que o dispositivo foi conectado e identificado como dispositivo especial sdb.

[ 1769.935360] sd 4:0:0:0: [sdb] Attached SCSI removable disk

Vamos acessá-lo utilizando o caminho completo /dev/sdb e instalar o Debian neste local. Mas primeiro, precisamos adquirir uma imagem de boot da própria distribuição.

Imagem de Boot

Para efetuar o download de uma imagem para inicialização do instalador do Debian, precisamos acessar um espelho de pacotes. Neste caso, vamos utilizar um repositório brasileiro.

http://ftp.br.debian.org/debian/dists/stable/main/

No endereço acima você pode conferir instaladores para muitas arquiteturas. Como tenho uma máquina com arquitetura 64 bits, posso utilizar o instalador para amd64. Em computadores mais antigos, devemos utilizar a arquitetura i386. Obviamente, existem outras arquiteturas mais difíceis de serem encontradas, como um SPARC onde tive a chance de brincar um dia desses.

A partir do endereço acima, vamos navegar até o diretório /installer-amd64/current/images/hd-media e efetuar o download do arquivo boot.img.gz para a arquitetura amd64. Lembre-se que necessitamos utilizar o arquivo correto para a arquitetura alvo.

Com o arquivo em mãos, a mágica começa. Nunca achei que a instalação num pendrive seria tão simples.

Imagem de Boot e Pendrive

Para colocar as informações da imagem de boot no pendrive identificado pelo endereço /dev/sdb, basta executar o seguinte comando num terminal.

zcat boot.img.gz > /dev/sdb

Nunca foi tão simples! Eu nunca imaginei que seria tão fácil assim! Possivelmente você precisará desmontar o pendrive antes de copiar os dados. Lembre-se que devemos utilizar o endereço correto do dispositivo.

Imagem de Instalação

Agora basta você copiar uma imagem ISO do próprio Debian para a raiz do pendrive e tudo estará finalizado. Eu sempre utilizo a instalação por rede e a versão mais atual no momento da escrita deste artigo é a debian-6.0.2.1-amd64-netinst.iso. Lembre-se novamente de utilizar a mesma arquitetura de seu computador.

Fim. Fácil assim. Você acaba de montar um pendrive que possui a instalação do Debian por rede.

Considerações Finais

Desde quando comecei a utilizar distribuições baseadas em Linux, sempre fiquei assustado com as facilidades que estas trazem aos usuários. Muitas ferramentas podem ser consideradas não amigáveis para iniciantes, como o próprio vim ou apt-get. Após conhecê-las a fundo, elas viram verdadeiros canivetes suíços. Há um tempo atrás precisei dividir um arquivo de 7GB em pedaços de 1GB. Existe ferramenta nativa no Microsoft Windows? Acho que não. Em distribuições Linux, o comando split é quase indispensável.

Ao final, após instalar o Debian na minha máquina, o sistema operacional não reconheceu minha placa de som. Após alguns testes, voltei e instalei o Ubuntu 10.04 Lucid Lynx e outros problemas começaram. Acho que preciso uma dedicação maior com o Debian ou procurar uma distribuição mais adequada aos meus gostos atuais.

Leia mais em…

Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


× 7 = quarenta dois

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>